26 de julho de 2011

JOVENS PROTAGONISTAS

Com objetivo de montar grupos de adolescentes, a prefeitura de Curitiba através da coordenação do adolescente promove treinamento de  profissionais da rede municipal de saúde para ministrar oficinas voltadas para os jovens, o projeto recebeu  o nome de "Adolescente saudável". O trabalho com os grupos é desenvolvido por profissionais das unidades municipais de saúde.

Na UMS Dom Bosco o grupo coordenado pela profissional de saúde, Rosana Calixto Fernandes Vidal, recebeu o nome de "AdoleScer" e foi formado em parceria com a CE Guilerme Pereirra Neto e recentemente criou um documento que os jovens entitularam " Manifesto pela Paz " onde abordaram vários temas como: solidariedade, cidadania, violência. Através deste manifesto eles tentaram mostrar  como é possível promover a paz nos diversos espaços da comunidade como na escola e na própria casa.

O grupo discute outros assuntos como saúde, familia e transformações da adolescência . Segundo a profissional  de saúde Rosana Vidal, essa iniciativa mobiliza e motiva os jovens a participarem ativamente de ações na comunidade em que estão inseridos e promove o protagonismo juvenil.

Através destes trabalhos os adolescentes mostram suas ideias e opiniões sobre diversos temas, além de possibilitar participação desses jovens em  eventos regionais e municipais de protagonismo. No dia 17/08/11 acontece o evento (Distrito Sanitário Pinherinho) "Festival Promovendo Saúde. E em setembro o " Encontro de Protagonismo Juvenil " no Parque Barigui. Este ano com  tema abordado é " Prevenção do uso de alcool na adolescência " .

Assista a entrevista feita pela equipe do blog com Rosana Vidal , profissional de saúde UMS Dom Bosco:



           


Texto: Cleverson Ricardo Ogrodoviski 

Nenhum comentário:

Postar um comentário